logo novo.png
separadorA.png

BIOGRAFIA

estrela.png

A origem

Cantor, músico e compositor. Essa é a definição do artista sertanejo Fabinho da Viola. O autodidata da cidade de Jacareí/SP, toca violão, guitarra, contra baixo, piano e, principalmente, a viola caipira, incorporada ao nome artístico. Chegou ao mercado fonográfico com notoriedade, sendo responsável por incentivar diversas crianças, jovens e adultos pelo Brasil a aprender a pontear uma viola e a difundir a cultura de raiz com os jovens da atualidade.

 

Com uma estreia surpreendente, Fabinho tem orgulho da sua trajetória como músico. Já cantou em grupos sertanejos de sua cidade e grupos de catira (uma dança do folclore brasileiro). Iniciou a carreira solo em 2001 aos 6 anos de idade. Aos nove anos ganhou projeção nacional participando do programa do apresentador Raul Gil (Rede Record de televisão) no quadro "Show Criança". Hoje, carrega na bagagem 3 CDS gravados, mais de 50 composições originais, 5 premiações nacionais, e tem mais de 50 participações em programas de tv.

 

Preservando sua origem e raízes simples, Fabinho da Viola segue domingando a arte de compor, tocar e cantar, conquistando cada vez mais seu espaço, sempre com muito carisma e jeito humilde de ser.

 

2001 -- COMO TUDO COMEÇOU

 

Em julho de 2002, estando com seis anos, Fábio Truyts Fernandes, ou simplesmente Fabinho, como era carinhosamente chamado, pediu para cantar uma música em uma festa em seu bairro na cidade de Jacareí-SP, onde recebeu o convite dos responsáveis pelo grupo sertanejo para começar a acompanha-los por todos seus shows. O convite foi aceito, onde Fabinho começou a dar seus primeiros passos com o grupo musical, onde também se apaixonou pela viola caipira e tomou aulas com o violeiro do grupo.

 

 

2003 -- O PRIMEIRO CD

 

Aos oito anos de idade, Fabinho gravou seu primeiro CD pela Fundação Cultural de São José dos Campos, tendo o primeiro contato com produção e gravação, o amor pela profissão futura foi à "primeira vista". Trabalho este que teve por título " Fabinho e sua viola", com dez músicas inéditas de compositores do grupo musical de Jacareí em que fazia parte, sendo a música mais conhecida: "Viúva de Igaratá".

 

 

2004 -- O PROGRAMA RAUL GIL

 

Com o sucesso que estava fazendo nas cidades próximas, Fabinho foi convidado a fazer um teste no programa Raul Gil, para o quadro: "Show Criança" e foi aprovado. Fabinho foi se tornando um sucesso e ingressou no casting de artistas fixos do programa, batendo diversos recordes de audiência. Se apresentou com artistas consagrados como: Sergio Reis, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Milionário e José Rico entre outros. Ficou conhecido como Fabinho Da Viola. Estava traçado então, o futuro do cantor.

 

 

 

2005/ 2006/ 2007 -- O SUCESSO

 

Com o destaque no programa Raul Gil, vieram convites para diversos outros como: "Raízes do Campo" (Rede Record com os apresentadores Chitãozinho e Xororó e participação de Almir Sater, Renato Teixeira...); Programa do Gugu (SBT, com participação de Zezé di Camargo e Luciano); Entre outros.

 

Fabinho começou a fazer shows pelo Brasil inteiro, principalmente nos estados de: MG, SC, SP, GO, tendo assim uma agenda cheia. Gravou seu segundo CD, com a produção do rei da literatura de cordel Téo Azevedo. CD que teve dez músicas inéditas e o título "Contemplando a natureza".

 

Fabinho ganhou por 3 anos consecutivos, 2004, 2005 e 2006, o "Prêmio Criança do Brasil", concedido pela Agencia Zapping, em parceria com Ação Criança e Fundação Cafu, tendo seu idealizador Guto Melo. Também receberam essa premiação crianças como: Bruna Marquezini (Atriz, Rede Globo, no ano), Brunno Abrahão (Ator, Rede Globo, no ano) , Galera do balão mágico (Grupo musical), entre outros grandes nomes da cultura brasileira. 

 

 

 

 2008 -- MADRINHA INEZITA BARROSO

 

Fabinho conheceu Inezita Barroso, quem lhe "amadrinhou" na carreira, desde então começou a se apresentar no programa "Viola minha viola" contribuindo ainda mais para divulgar seu trabalho com a viola caipira!

 

 

 

2011 -- TERCEIRO CD

 

Trabalhando em parceria com Marcelo Aranha, o sobrinho de Inezita Barroso, gravou seu terceiro CD com músicas de autoria própria, com o título "Fábio Fernandes" mostrando seu lado mais romântico. 

 

No mesmo ano, recebeu a premiação "Rozini excelência da viola caipira" na categoria violeiro revelação solo, concedido pelo Instituto Brasileiro da Viola Caipira.

 

 

2016 -- ESTÚDIO PRÓPRIO E PRODUÇÃO

 

 

Fabinho inaugura seu estúdio profissional e escritório independente, "10 Cordas Produções Artísticas". Começou a produzir suas próprias músicas, videoclipes e gerenciar sua carreira. Também gravou e produziou outros artistas como: Mirabel Viola e Santiago, Rodrigues Neto, Ramos e Andrade, Daniel Netho, entre outros.

 

 

 2018/ 2019 -- FESTA DO PEÃO DE BARRETOS

 

Entre os grandes palcos em que se apresentou está o da Festa do Peão de Barretos, maior rodeio nacional, no palco "Culturando", uma premiação feita pela "AGCIP" (Associação de gestão cultural no interior Paulista), no ano de 2018 e 2019.

 

                                                                                           

                                                                                                            2020/2021 

 

 

Em 2020, Fabinho recebeu o prêmio "Concurso de Viola Caipira - Revelando SP, distinguido entre os 50 maiores violeiros do estado de São Paulo, concedido por "Amigos da Arte" e Secretaria de cultura e economia criativa do estado e São Paulo.

 

Em 2021, Fabinho recebeu pelo segundo ano consecutivos o prêmio "Concurso de Viola Caipira - Revelando SP, distinguido entre os 50 maiores violeiros do estado de São Paulo, concedido por "Amigos da Arte" e Secretaria de cultura e economia criativa do estado e São Paulo, também lançou em todas as plataformas digitais sua música de composição e produção própria "Coração caipira". 

 

Em 2021, Fabinho ultrapassa a marca de 100 mil inscritos em seu canal do YouTube, e recebe como presente do YouTube a Placa de 100 mil Inscritos. 

 

 

                                                                                                                                                          2022/2023

 

 

Em 2022, Fabinho participou diversas vezes dos programas: Aparecida Sertaneja (Tv Aparecida), Terra da Padroeira (Tv Aparecida), Programa Luar do Sertão (Tv Aparecida), Canção Nova Sertaneja (Tv Canção Nova), homenagenado artistas renomados do sertanejo e também divulgando e difundindo sua musicalidade com a viola caipira. 

 

Lançou o single "Essa paixão bateu" com feat. de Kleber Oliveira (Apresentador do programa Terra da Padroeira), música que ultrapassou a marca de 145 mil views em seu canal do YouTube.

 

Somando suas redes sociais, Fabinho ultrapasou a marca de 200 mil seguidores, e segue crescendo cada vez mais. 

 

Fabinho tornou-se membro da academia da Latin Record Academy,  Latin Grammy. Também é membro da ABRAMUS (A maior associação de artes e musica do Brasil), e também é associado a distribuidora CD BABY.

 

                

Prepara seu quarto CD e primeiro DVD da carreira.

 

 

 

"Só tenho a agradecer aos meus fãs e toda a minha equipe, só vocês tornam esse sonho possível".

                                                                                                                                                                             (Fabinho da Viola)

                                                                                                                                                             

 

 

Discos

separador.png
2019-04-15_233040.jpg

Fabinho e sua viola - 2003 

2019-04-15_233040_1.jpg

Contemplando a natureza - 2007

2019-04-15_233040 (1).jpg

Fábio Fernandes - 2011

agenda.png

Agenda

Não perca os shows de Fabinho Da Viola. Confira a agenda!